
ETAPAS PT1001
Vamos atravessar Portugal?
São precisos 1001km e 14 dias para se completar todo o desafio que é a PT1001. Uma enorme imersão num país com uma história única e que marca toda uma era do mundo tal como hoje o conhecemos.
São 14 etapas, distribuídas por outros tantos dias, com distâncias entre os 60 e os 80 km e com desníveis positivos entre os 1536 e os 3750 metros. A mais longa das etapas é a 4 que liga Gouveia ao Fundão e que atravessa a Serra da Estrela e vos leva ao âmago do Geopark Estrela. São, em média, 71,5 km diários para ligar as várias cidades que fazem parte desta longa viagem
Portugal é um país pequeno, mas muito diverso. Em poucos quilómetros é possível ver diferentes biomas e paisagens, ouvir sotaques distintos, apreciar a diferente arquitetura e saborear os mais diversos sabores de uma gastronomia única. É um país com a mais antiga fronteira definida da Europa e uma das mais estáveis do mundo. É uma nação nobre e valente e com quase 1000 anos de história.
Os 1001km atravessam mais de 30 concelhos, 8 comunidades intermunicipais, 4 regiões do Turismo de Portugal, 3 Parques Naturais e dois Geoparks Unesco. Vamos atravessar rios, pontes, antigas linhas do comboio. Correr por calçadas Romanas, caminhos de pastores e passar por Castelos, Conventos e igrejas centenárias. Teremos longas subidas, outras tantas descidas, estradas panorâmicas e todo um tempo para desfrutar dos locais e das pessoas. Vamos atravessar um país em 14 dias.
HALF PT1001 (HPT1001)
Um Portugal às metades é uma solução para quem não pode despender tantos dias da sua vida profissional ou para quem a distância dos 1001km ainda seja algo assustador. É, ainda assim, um desafio muito intenso, muito imersivo em toda a cultura deste povo que foi de Heróis do mar e é nobre e valente.
AC / DC
Antes do Centro / Depois do Centro.
Não. Não é um antes de Cristo e um depois. É um a Antes do Centro e um Depois do Centro. Dividimos Portugal em duas metades. Duas metades com paisagens muito diferentes. Se a primeira metade, AC, até ao centro, percorre zonas onde as manifestações da natureza são mais explosivas, mais densas, mais floresta, mais diversidade de paisagem, a outra metade, DC, depois do centro, é mais uniforme, mais plana. Na segunda metade ligamos o Alentejo interior ao Litoral e dali para o Algarve.
AC – Antes do Centro
Chaves – Castelo de Vide.
AC – 518Km / 18102m
DC – Depois do Centro
544Km/10272m
